CONSUMO DE ALIMENTOS

O PROBLEMA


Este projeto foi desenvolvido ao longo da pós em Design de Interação (PUC/MG). Ele tinha como proposta encontrar uma solução que viesse a auxiliar as pessoas a controlar o consumo de determinados alimentos em sua dieta e também para lhe permitir adquirir novos hábitos alimentares, visando uma alimentação mais sustentável.

METODOLOGIA


Foi realizado uma pesquisa qualitativa remota para compreender os hábitos alimentares, metas relacionadas à alimentação e dores relacionadas ao consumo de alimentos.

  • Passo 1: Etapa de descoberta e exploração de hipótese
  • Passo 2: Entrevista Qualitativa
  • Passo 3: Solução Proposta e Mapa de Estratégia da Prototipagem

MATRIZ CSD


Como etapa inicial de descoberta e exploração de hipótese, foi criada uma matriz CSD, unificando uma pesquisa Desktop com conhecimentos prévios. Foi organizado em tópicos macros as sugestões comuns à cada ideia, tendo em vista a criação de um Card Sorting e posteriormente uma Matriz de Prioridade de Ideias.

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES


Para o levantamento das hipóteses foi utilizado um modelo de perguntas que guiam o pensamento, sendo elas:

  • Acreditamos que nossos usuários precisam de:
  • Essas necessidades podem ser resolvidas com:
  • Nossos usuários iniciais são (ou serão):
  • O Valor #1 que o usuário quer do meu serviço é:
  • O usuário também pode ter os seguintes benefícios:
  • A maioria dos nossos usuários serão conquistados por:
  • Eu farei dinheiro assim:
  • Nossos principal competidor no mercado é:
  • Eu seirei melhor que eles assim:
  • O maior risco do meu produto é:
  • Nós resolveremos este risco assim:

Durante este processo ficou clara a intenção de criação de um produto acessível, transparente, proposta sustentável e que ajudaria na saúde. Para verificarmos se existe um público real para este produto, essas hipóteses foram levadas para uma pesquisa qualitativa.

PESQUISA QUALITATIVA


A pesquisa foi realizada através de uma entrevista gravada remota, foram entrevistadas 11 pessoas. As perguntas principais foram sobre hábitos alimentares, a relação da saúde com a alimentação, sustentabilidade e qualidade de alimentos. Tivemos perguntas abertas para ouvir o máximo possível do público, permitindo a maior probabildade de insights.

Algumas das perguntas da pesquisa foram:

  • Como você costuma se alimentar?
  • Quais suas metas quanto a alimentação?
  • Quais são os maiores problemas em relação à sua alimentação hoje em dia?
  • O que você considera um alimento de qualidade?
  • O que te faz escolher um produto alimentar?
  • Narre uma ida ao mercado e como você faz as escolhas?

SOLUÇÃO PROPOSTA


A partir da análise dos daods da entrevista, percebemos que o nosso público associa produtos locais como saudáveis e naturais, pensando nisso foi desenhado uma solução de um produto que conecta fornecedores locais a compradores, tendo um canal de comunicação direto que permite mais transparência na procedência e produção do alimento. O nosso consumidor procura facilidade e não se importa em pagar um pouco mais sabendo que está ajudando a economia local e está consumindo um produto de maior qualidade.

MAPA DE ESTRATÉGIA DA PROTOTIPAGEM


Para facilitar a compreensão do time aos dados apresentados pela pesquisa, foi craido um mapa de estratégia, aonde ficam os dados mais importantes para os próximos passos, sendo eles: As suposições e Hípóteses confirmadas, o tipo de experimento realizado, o público alvo, os fatores de sucesso do produto, a métrica principal, os meios para recrutamento de público e os possíveis pontos de parada.