MARIA PEREDA PHD

O PROBLEMA


Maria Pereda PHD oferece cursos online que misturam física quântica, religião e temas da atualidade.

O meu objetivo com este cliente foi compreender seu público, promover melhorias dos produtos ofertados e organização da equipe por trás de cada curso lançado.

Para melhor demonstrar o trabalho realizado, juntamente com os problemas solucionados, irei apresentar abaixo as etapas de forma dividida.

Data Analytics
Processos de Lançamento
Persona
Próximos Passos

DATA ANALYTICS


A primeira etapa do processo de compreesão do público Maria Pereda, foi reunir todos os dados já existentes disponíveis. Foi analizado os dados do Hotjar, Google Analytics, duas pesquisas já existentes que não tinham seus dados tratos, Pesquisa de Satisfação e Expectativas.

Com os dados analizados, foi criado uma tabela no excell relacionado eles com o tipo de dado, as evidências e os insights tirados de cada um.

Estes dados foram apresentados para os stakeholders e juntamente a eles, foi criado uma matriz de prioridade com os insights, para iniciarmos os processos de melhorias

PROCESSOS DE LANÇAMENTO


Um dos problemas percebidos após o início de ajustes propostos pelo data analytics foi a falta de uma estruturação dos processos de um lançamento de curso.

Para solucionar este problema juntei a equipe e foi criada uma "linha" que vai desde a chegada de um produto novo, até o pós vendas. Cada setor foi dividido por ícones e cores, visando facilitar a visualização da presença de cada um em cada etapa.

Foi pedido à equipe que caso existisse uma função complexa, que o responsável pelo setor escrevesse de forma detalhada e em comentário junto a etapa, o que ela engloba.

PERSONA


Durante o meu tempo de trabalho nesta agência, tivemos um grande aumento nos valores de anuncios para o Facebook, que era até o momento o lugar que mais investíamos em anúncio. Este foi um dos gatilhos que me levou a sugerir a criação de uma persona de marketing, juntamente com a necessidade de saber com quem estamos conversando, aonde essas pessoas se encontram, o que elas buscam, o que elas gostam e o que esperam do produto.

Para solucionar este problema desenvolvi uma pesquisa qualitativa, utilizando de uma Matriz CSD para levantamento de hipóteses.

A pesquisa foi realizada com 37 pessoas de forma remota. Foi perguntado sobre hábitos de consumo de cursos online, redes sociais mais utilizadas, hobbies e gostos de filmes e séries.

Após a análise de resultados foram encontrados 3 personas dentro do público, sendo elas:

As personas ajudaram a guiar melhor o orçamento disponível para campanhas, reduzindo o custo e tendo maior alcance do público.

PRÓXIMOS PASSOS


Com algumas melhorias ainda sendo executadas, vi a necessidade de cirar um cronograma com quais pesquisas devem ser feitas, juntamente com o acompanhamento junto à equipe das melhorias propostas e aceitas pelos stakeholders.

As próximas pesquisas devem ser focadas nas opiniões acerca dos produtos específicos ofertados, assim como dos sites de vendas, buscando sempre a opinião dos clientes como forma de gerar mais lucro.