MARIA PEREDA PHD

O PROBLEMA


Maria Pereda PHD oferece cursos online que misturam física quântica, religião e temas da atualidade.

O meu trabalho com este cliente se deu durante o meu tempo na empresa Midas Launch, o processo iniciou a partir da necessidade de tratar dados disponíveis através do Google Analytics, Hotjar e os feedbacks da equipe de CS. A partir destes dados foi feito uma matriz de prioridade, juntamente com a equipe e os stakeholders, para iniciar as melhorias apontadas.

Uma das melhorias sugeridas foi a identificação das Personas dos alunos, estas personas iriam nos ajudar a guiar as campanhas de marketing, ux writting e posteriormente na mudança do site de vendas.

Após a identificação das dores e desejos das Personas, foi modificada a página principal, aonde encontram-se todos os cursos disponíveis para venda. Agora estamos no processo de testes AB, análise do Hotjar, Google Analytics e pesquisas com os usuários desta página, para identificar se a página nova atende melhor as necessidades destes alunos.

As etapas do trabalho podem ser acompanhadas pelos links abaixo:

Análise de Dados
Identificação das Personas
Atualização do Site e Página de Vendas
Próximos Passos
Extra - Protótipo APP Figma

ANÁLISE DE DADOS


A primeira etapa do processo, foi reunir todos os dados existentes porém não tratados sobre os alunos e site de vendas. Foram analizados os dados do Hotjar, Google Analytics e o feedback da equipe de CS.

Hotjar: Foram feitas análise dos mapas de calor tanto do site atual, quanto das págians de vendas, aproveitei e inseri também a possibilidade dos usuários de darem um feedback sobre a página no canto inferior direito da mesma, através do popup fornecido pela ferramenta. Com estes dados pude perceber que o público faz questão dos vídeos de vendas nas páginas. Foi notado que o tempo médio de navegação é de 30s, o que impossibilita o aluno de ler todo o texto da página e, através do feedback, os alunos relataram sentirem dificuldade de saber por qual curso começar e qual o conteúdo dos cursos.

Estes dados foram vitais para a mudança da página principal, a página precisaria ser de leitura rápida, ser clara e ter um vídeo de vendas.

Google Analytics: Através do analytics foi possível perceber de onde os alunos vieram para chegar nas páginas, destacando que a busca orgânica estava bem baixa, foram notados também os horários de mais acesso aos sites, que são: horário de almoço e entre 18h às 20h.

Estes dados ajudaram a identificar quais os melhores horários para as campanhas. Juntamene com a identificação das Personsas (que será demonstrado mais a frente), foi possível definir em quais redes e horários exatos as campanhas deveriam rodar.

Feedback do time de CS(Customer Service): Analizando os dados dos atendimentos realizados e conversando com a equipe, foi notado que existiam dúvidas que se repetiam constantemente. Com esta conversa, pude ter uma ideia inicial de como eram os clientes e de como eu poderia guiar a pesquisa de Persona com este público.

Foi criado um FAQ, disponível nas páginas dos cursos e na página principal, para ajudar os alunos a tirar estas dúvidas repetidas sem a necessidade de entrarem em contato com o atendimento ao cliente.

Estes dados foram apresentados para os stakeholders e juntamente a eles, foi criado uma matriz de prioridade, visando os problemas que seriam mais fáceis de resolver x os que teriam maior custo.

IDENTIFICAÇÃO DAS PERSONAS


Um dos passos priorizados pela Matriz foi a identificação do público através das personas. Com esta identificação seria possível fazer campanhas direcionadas, identificar possíveis dores para sugestão de novos cursos, compreender hábitos de consumo e principalmente minimizar os custos das campanhas de marketing, uma vez que saberiamos em quais redes divulgar, quais horários, idades, sexo a serem focados.

Para compreender este público foi desenvolvido uma entrevista, devido ao COVID e a distância do público, a entrevista se deu por Skype/Telefone (a escolha era do entrevistado).

A entrevista foi realizada com 87 pessoas de um grupo de alunos da Maria Pereda, de ambos sexos e diferentes idades. Foram perguntados sobre hábitos de consumo de cursos online, redes sociais mais utilizadas, hobbies, gostos de filmes e séries, participação em grupos, hábitos do dia a dia e comportamento geral.

Após a análise de resultados foram encontrados 3 personas dentro do público, sendo elas:

Com as personas guiadas as proximas campanhas puderam ser seguimentadas de forma melhor, conseguimos guiar quais redes sociais usar, qual a linguagem usada para cada tipo de público, imagens usadas e além da segmentação, a pesquisa ajudou a identificar algumas dores em relação ao site, algumas pessoas demonstraram insatisfação em não saber por qual curso iniciar e não compreender o que de fato o curso abrange, estes pontos foram levados em consideração para a melhoria das páginas posteriormente.

ATUALIZAÇÃO DO SITE PRINCIPAL E PÁGINA DE VENDAS


Utilizando todos os dados analizados e com as entrevistas, ficou claro a necessidade de reformular o site atual. Com a ajuda da equipe, foram criados novos textos para as páginas dos cursos, pedi que fossem criados textos que explicavam os cursos e poderiam ser lidos em até 30s (como apontado pelo Hotjar e Analytics).

Além dos textos as novas paginas contam com a duração dos cursos e valor destacados, temos também o conteúdo programatico de cada curso para facilitar o aluno de compreender o escopo do curso escolhido e saber, sem precisar clicar no botão, o valor do curso.

Por fim, com a ajuda do grupo e alunos, os cursos foram separados por dificuldades sendo elas: Livre, Iniciante, Intermediario e Avançado. Essa mudança veio da identificação da necessidade de guiar os alunos sobre qual curso comprar, esta dor foi identificada através das entrevistas para criação das personas

Além das melhorias de interação, compreensão e leitura, foram feitas melhorias visuais, o site novo pode ser visitado em: https://mcpereda.com.br/ (acessado em 22/03/2023)

PRÓXIMOS PASSOS


Com a criação do site novo, estou agora analizando os novos dados desta página (através do hotjar, google analytics e conversas com os alunos), para identificar se a página nova realmente está ajudando a resolver as dores identificadas.

Em relação as outras melhorias, sugeridas na matriz de priodidade, criei um cronograma para acompanhar junto com a equipe o andamento e priorização das tarefas. Para facilitar o acompanhamento, sugeri para a empresa de reuniões diárias, inspiradas no modelo Scrum, visando identificar travas e alinhar o trabalho com a equipe e os stakeholders.

As próximas pesquisas devem ser focadas no aprimoramento do site, pesquisas recorrentes de melhorias no atendimento, produtos e serviços.

EXTRA - PROTÓTIPO APP FIGMA


Em meu tempo livre estou desenvolvendo a interface de um aplicativo pensando no cliente Maria Pereda. Tendo em mente as necessidades e desejos das personas, estou a criar pelo Figma de um aplicativo que poderá melhorar a comunicação com os alunos, anunciar promoções, cursos novos e criar uma comunidade para os alunos.

Este projeto ainda está em desenvolvimento, seu andamento pode ser visto em: Projeto Maria Pereda Figma